SÓCRATES

Não posso me chatear por levar um chute de Burro, é difícil levar Burro ao Tribunal, há muito tempo tento levá-los a ter consciência, saber que o único bem é a sabedoria e o único mal é a presunção do saber. É bom ter ideias sobre o que se conhece, não basta ter somente opiniões sobre as coisas, consideremos todas as opiniões, mesmo que não concordemos com elas. O que importa é estar de acordo comigo mesmo e nunca fazer o contrário daquilo que penso.

EU SEI QUE NADA SEI... SOCRÁTES...

23 de abril de 2015

EMAIL OU E-MAIL?


Sempre paira a dúvida no ar quanto a grafia da palavra email ou e-mail.

Sinto um certo incômodo vendo as pessoas grafarem as palavras de maneira errada, por mais que achem que palavras como e-mail ou email,on-line ou online, e-commerce ou ecommerce tanto faz que sejam escritas de uma forma ou de outra mas, na verdade elas devem ser escritas corretamente.
É bem comum ver a grafia errada tanto em material impresso como na internet, se observar bem irá perceber quantos sites e grandes portais escrevem da maneira errada.

Afinal de contas o correto é e-mail com hífen

Segundo o VOLP ( Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) da Academia Brasileira de Letras nesta palavra existe a presença do hífen, sem exceção.
e-mail

e-mail é um *anglicismo advindo do uso da internet, sendo correio eletrônico a tradução literal pouco usada no português.
*Anglicismo é um termo ou expressão da língua inglesa introduzidas a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenômenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo [Wikipedia]. 
Tanto on-line, e-mail e e-commerce devem ser usadas com hífen, porque são palavras estrangeiras e que não foram aportuguesadas

Portanto, e-mail é com hífen!

Mas a nossa língua portuguesa é cheia de peculiaridades, muitas regras e ao mesmo tempo cheia de exceções e acabamos aprendendo de uma forma errada, subjetiva, mas aprender não é impossivel, basta apenas conhecer alguns métodos. 

Um comentário:

  1. Eu acho que qualquer uma das duas maneiras de mencionar isso está correto ... por exemplo, se eu disser que vou ig criar conta direto, talvez eu diga de uma forma ou de outra, mas no final a idéia é a mesma ..

    ResponderExcluir