1. Foque na utilidade do conhecimento
Quando estiver com dificuldade para se concentrar nos estudos, lembre-se por quais motivos existem os conteúdos que você está estudando.Dê vazão aos pensamentos que enobrecem esse conteúdo, tais como: colaborar com a justiça, praticar seus próprios direitos, ajudar outras pessoas e assim por diante. O que não ajuda é pensar que o conteúdo é inútil. Você estará sabotando a si mesmo.
2. Faça exercícios de respiração
Os exercícios de respiração são muito simples e podem ser feitos por todos. O efeito relaxante e o poder de concentração deles são inegáveis. Faça assim: feche os olhos e respire o mais profundamente e devagar que puder. Mantenha esse ritmo durante aproximadamente cinco minutos e, sem dúvidas, estará muito melhor disposto para dar continuidade aos estudos. Repita a cada novo período de desconcentração.
3. Combata a falta de concentração
Admita quando está sendo improdutivo e tenha recursos para lutar contra isso. Alguns ótimos recursos nesse caso são: utilizar frequentemente os exercícios de respiração, focar sempre no objetivo e ter muita força de vontade. É uma questão interna escolher entre permanecer desconcentrado ou conseguir focar no assunto que precisa ser estudado.
4. Descanso mental
Outro ótimo exercício que combate a fadiga mental é olhar para o horizonte. Vá até uma janela e concentre-se num ponto do horizonte bem distante. Mantenha o olhar fixo nesse ponto durante aproximadamente trinta segundos. Este exercício relaxa o globo ocular e, como consequência, tende a aumentar a sua produtividade mental durante os estudos ou durante uma prova. Dica: dê preferência para janelas com vistas para locais como morros, mar e prédios.
5. Organize seus estudos de forma fragmentada
O peso mental de estudar toda a matéria de um dos ramos específicos do direito é incrivelmente maior do que quando pensamos em estudar apenas um capítulo de um livro ou uma seção da apostila. Organize seus estudos de forma que consiga estudar pequenas partes por vez, mas que durante esse tempo possa liberar-se de pensar no restante do conteúdo. Esta é uma forma incrivelmente útil de diminuir a pressão que você faz sobre si mesmo para estudar e ajuda no controle emocional.
6. Pratique esportes que auxiliam na concentração
É importante não estafar nossa mente com um só assunto. Quando não fazemos isso, nos tornamos obsessivos e improdutivos. Um boa saída é escolher exercícios físicos, tais como: yoga, tênis, judô e corrida. Todas essas modalidades exigem que a mente fique bastante focada e ajudam a eliminar a tensão causada pela aproximação da prova.
For Rogério Alves Godoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário